A Historia da osteopatia
A osteopatia foi desenvolvida nos EUA pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) que acreditava que estrutura e função estão diretamente ligadas.
Uma de suas célebres frases é: “ a estrutura governa a função”.
Por exemplo, uma articulação do joelho com restrição da mobilidade devido a um trauma antigo, leva a uma diminuição da amplitude de movimento do mesmo e este perde parte da sua função de permitir caminhar adequadamente, gerando posteriormente problemas de coluna, entre outros.
Por isso, um dos principais objetivos da osteopatia é devolver a mobilidade das estruturas e assim facilitar a reorganização do corpo como um todo.
O que é osteopatia?
A Osteopatia é um meio de diagnóstico e tratamento que utiliza de recursos manuais para interferir na estrutura e função do organismo
A integração entre sistema: muscular, articular, visceral e nervoso permite ao especialista realizar as correções de forma rápida segura e com resultado satisfatório em poucas sessões.
Uma vez que as estruturas avaliadas estejam em perfeito funcionamento o corpo tem a liberdade de se alto curar.
A osteopatia na America do norte e especialidade medica, na Europa e conhecida como medicina osteopática.
No Brasil, a Osteopatia é reconhecida como especialidade do Fisioterapeuta por uma Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia, o COFFITO, publicada em 2001